História Política dos Hebreus
![]() |
Abraão viajando para Canaã, Gravura de Gustave Doré |
Os patriarcas hebreus originaram-se próximo a Ur, na Mesopotâmia. Abraão, um dos principais patriarcas, migrou para a Terra Prometida (Canaã) convencendo grande pare do seu povo de segui-lo por toda essa jornada. Chegaram ao Canaã, se estabeleceram e viveram ali por um longo período.
A ti e aos teus descendentes depois de ti darei a terra em que habitas, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e eu serei o teu Deus
Promessa divina a Abraão: Gênesis 17:8
Após períodos de seca no Canaã parte dos hebreus decidiram fugir para o Egito, então dominado pelos hicsos isso por volta de 1.800 a.C. Segundo relados da Bíblia foram recebidos por José (do Egito). 250 anos depois, no ano de 1.250, ocorreu o Êxodo, conduzido por Moisés, marcando a saída do Egito e o retorno à Terra Prometida (Canaã), esse período depois, segundo a torá, certa de 40 anos, é neste período que Moises recebe os 10 mandamentos. Quando retornam ao Canaã este estava sob controle de filisteus e cananeus.
![]() |
Os israelitas deixando o Egito; pintura de David Roberts, 1828 ou 1830 |
“Os egípcios sobrecarregaram os filhos de Israel com trabalho duro. […] O rei do Egito dirigiu-se às parteiras hebreias”
— Êxodo 1.13-15
Na Terra Prometida, os hebreus organizaram-se sob a liderança de juízes e, mais tarde, estabeleceram uma monarquia unificada com Saul, Davi e Salomão. O reinado de Salomão foi marcado por centralização do Estado, é considerado um dos momentos de maior prosperidade, mascada por conquistas territoriais e a construção do Templo de Salomão, mas seu governo gerou déficit e descontentamento entre os súditos. Após sua morte, seu filho Roboão não conseguiu manter a monarquia fato que levou ao chamado Cisma, dividindo o reino em dois: Israel (ao norte, com 10 tribos e capital em Samaria) e Judá (ao sul, com 2 tribos e capital em Jerusalém).
“Os filisteus reuniram todas as suas tropas em Afeque, enquanto Israel estava acampado perto da fonte que está em Jezreel. [...] Os líderes dos filisteus disseram: "Quem são esses hebreus?" »
— 1 Samuel 29.1-3
Os israelitas foram subjugados pela Assíria, resultando no cativeiro das "10 tribos perdidas de Israel". Judá, talvez por sua menos importância não foi conquistada pelos Assírios, contudo foram conquistado pelo 2º Império Babilônico, que havia vencido os Assírios e conquistaram o território de Judá, estes destruíram Jerusalém e escravizou sua população na Mesopotâmia. Com a vitória dos persas sobre os babilônios, os judeus foram autorizados a retornaram a Canaã e restauraram seu reino e reconstruírem o Templo de Salomão.
Posteriormente, foram conquistados pelos macedônios e, depois, pelos romanos, tornando-se a província mais rebelde do Império Romano. Em 70 d.C., Jerusalém foi destruída pelo general Tito Flávio, e em 73 d.C. iniciou-se a Diáspora, dispersão dos hebreus pelo mundo. Apesar das perseguições, mantiveram-se unidos por sua religião. Em 1948, a ONU fundou o Estado de Israel.
Sociedade
A sociedade hebraica era patriarcal (organizada em torno da figura masculina) e poligâmica (permitia múltiplos casamentos).
Economia
Baseava-se em atividades agropastoris, combinando agricultura e criação de animais. Em determinados momentos, de maior ou menos prosperidade a economia foi alterada, hora ampliada hora foi recrudescida.
Cultura
A religião monoteísta foi o elemento central que manteve a união dos hebreus, tanto em Canaã quanto durante o exílio. Suas principais festas incluíam a Páscoa (celebração do Êxodo), Tabernáculos (lembrança da peregrinação no deserto) e Pentecostes (colheita e entrega da Torá).
O Livro Sagrado é o Antigo Testamento, dividido em livros históricos, poéticos e proféticos. Segundo a tradição, Moisés recebeu o Decálogo (10 mandamentos) e escreveu o Pentateuco (os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).
Práticas religiosas como guardar o sábado, frequência à sinagoga e circuncisão foram adotadas como símbolos de identidade e fé. O Antigo Testamento é a principal fonte de informações sobre a história dos hebreus.
Mapa Mental
Politica:
- Patriarcas - Próximos a Ur, na Mesopotâmia;
- Abraão - Migrou para a Terra Prometida;
- Depois de secas, fuga para o Egito - dominado pelos Hicsos - 1.800 a.C.;
- Êxodo, saída do Egito para a Terra Prometida;
- Conduzido por Moisés;
- Terra Prometida - controlada pelos filisteus e cananeus;
- Juízes, Monarquia Una (Saul, Davi e Salomão);
- Estado centralizado;
- Salomão - déficit - descontentou os súditos;
- Cisma, divisão em dois reinos (Israel e Judá):
- Israel ao norte – 10 tribos com a capital em Samaria;
- Judá ao sul – 2 tribos com a capital em Jerusalém;
- Cativeiro:
- Povos de Israel foram presos na Assíria - as 10 tribos perdidas de Israel;
- Povos de Judá foram conquistados pelo 2º Império Babilônico;
- Jerusalém destruída;
- Levados a Mesopotâmia como escravos;
- Persas vencem o 2º Império Babilônico e permite o retorno dos Judeus ao Canaã;
- Restauração do reino;
- Conquistados pelos Macedônios;
- Conquistados pelos Romanos:
- Tornaram-se a província mais rebelde do domínio romano;
- 70 d.C. Jerusalém destruída pelo general Tito Flávio;
- Diáspora – dispersão dos hebreus pelo mundo a partir de 73 d.C, devido a perseguição dos romanos, mantém sua união em virtude da religião;
- 1948 - ONU, funda o Estado de Israel;
Sociedade:
- Patriarcal;
- Poligâmica;
Economia:
- Agropastoril
Cultura:
- Religião: Monoteísta;
- Os manteve unidos, dentro e fora do Canaã;
- Festas: Páscoa, Tabernáculos, Pentecostes;
- Livro Sagrado:
- Livro Sagrado, Antigo Testamento (Históricos, Poéticos e Proféticos);
- Feita por Moisés: Decálogo - 10 mandamentos;
- Também feita por Moisés - Pentateuco (5 primeiros livro do Velho Testamento)
- Adoção de práticas religiosas como: guardar o sábado, frequência a sinagora, circuncisão, etc;
- O chamado Antigo Testamento é a fonte de informações da história dos hebreus.
0 Comentários
Obrigado pela Contribuição