José Sarney |
José Sarney assumiu a presidência do Brasil em 1985 após a morte de Tancredo Neves, que havia sido eleito presidente, mas não chegou a tomar posse devido a problemas de saúde que culminaram em sua morte. Com isso, Sarney tornou-se presidente efetivo e conduziu o país em um período de transição para a democracia, após o fim do regime militar. Seu governo foi marcado por tentativas de resolver a crise econômica que afligia o Brasil na época e pela convocação de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constituição.
Uma das medidas mais emblemáticas de seu governo foi o Plano Cruzado, anunciado em 28 de fevereiro de 1986. Este plano introduziu o Cruzado como nova moeda nacional, substituindo o Cruzeiro na proporção de mil para um. Além disso, o plano congelou os preços e os aluguéis, com o objetivo de controlar a inflação, e criou um mecanismo de reajuste automático dos salários sempre que a inflação chegasse a 20%. No entanto, apesar do entusiasmo inicial e do apoio popular, o Plano Cruzado fracassou em controlar a inflação de forma sustentável.
Diante do insucesso do Plano Cruzado, outras tentativas de estabilização econômica foram feitas. Em 1987, o governo lançou o Plano Bresser, e em 1989, o Plano Verão. Este último trouxe uma nova mudança de moeda, introduzindo o Cruzado Novo. Contudo, essas iniciativas também falharam em conter a inflação de forma definitiva.
Mapa Mental - José Sarney
01) Governo Sarney (1985-1990):
- Assume a presidência depois que Tancredo Neves (presidente) morreu, tornando-se presidente efetivo;
- Transição para a Democracia;
- Tentativa de soluções para a crise econômica;
- Convocação de uma Assembleia Constituinte;
- 28 de janeiro de 1986 – Decretado o Plano Cruzado:
- Substituição do cruzeiro pelo Cruzado na proporção de mil para um;
- Congelamento dos preços e aluguéis;
- Reajuste automático dos salários sempre a inflação chegasse a 20%;
- Fracasso do Plano Cruzado
- Criou-se o Plano Bresser 1987
- Criou-se o Plano Verão 1989;
- Mudando a moeda para Cruzado Novo;
0 Comentários
Obrigado pela Contribuição